quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Análise do filme "A ONDA"


O filme A ONDA mostra a história de um jovem professor que recebe a incumbência de lecionar Autocracia, mas como sua vontade era a de ensinar Anarquia ele passa a utilizar métodos diferenciados que despertam grande interesse e curiosidade em seus alunos. Ao debater sobre a Autocracia é colocada em questão o Nazismo/Anarquia e daí advém grande parte da tônica do filme.

Quando este contexto comparativo Autocrático/Nazista é colocado de maneira prática é então ensinado o “Ser governado por outro”, assim os alunos passam a assimilar melhor os ideais de tal governo. Neste processo didático muitos dos alunos absorvem de pronto (outros não) a ideologia que é colocada pelo professor que passa a representar e ter atitudes de um ditador, impondo regras, costumes e normas de disciplina a serem seguidas a risca. Isso faz com que alguns alunos se identifiquem com o mesmo ideal, formando um grupo heterogêneo mas unido. Outros alunos que demonstram não estar de acordo com tais métodos e pensamentos começam a se afastar do referido grupo por não seguir o mesmo ideal, não por opção, mas por imposição dos demais que não aceitam críticas ou oposição.

Esse grupo, ou movimento que se intitula de “A ONDA” e se caracteriza cada vez mais com os ideais propostos começa a ganhar força pelo grande contingente de pessoas que deseja fazer parte do movimento. Logo, se tornam um grupo xenofóbico, ou seja, um movimento preconceituoso, intolerante, cheio de aversão e profunda antipatia com quem não se torna membro (a) da supracitada comunidade.

Esse processo faz com que alguns alunos que tinham problemas familiares com os pais, sofriam com falta de atenção e indiferença, agora fazendo parte d’A ONDA recebam o que sempre buscaram: apoio, identidade, acolhida, valor e reconhecimento. Podemos ver que a falta da devida atenção dos pais para com os filhos e este desequilíbrio, produz na vida de um jovem o empobrecimento de valores morais e éticos, e que a falta do alicerce familiar pode levá-los a extremos caóticos. Não seria essa “falta de atenção” por parte dos pais o que leva os jovens de hoje a praticarem o bullying escolar? Como visto na história deste filme temos um jovem que ao não receber a atenção devida dos pais, logo se torna violento a ponto de andar armado e em uma discussão com outro jovem lhe aponta uma arma.

O professor mesmo tendo uma boa intenção ao estimular seus alunos diante de tal reflexão prática, logo é confrontado por um casal de alunos que ao premeditar o desvio de comportamento dos integrantes d’A ONDA tenta avisá-lo, mas mesmo com a tentativa do professor de mudar o pensamento e a convicção de seus alunos integrantes d’ A ONDA, já é tarde demais. O grupo perdeu seu objetivo fundante e agora se tornou uma ameaça para todos ao redor. As conseqüências são lastimáveis porque ao invés dos alunos aprenderem e evitarem o mal que tais atitudes carregam sobre si (fascismo, nazismo, etc.) acabaram por assimilar e praticar todo o mal que tal comportamento e ideologia podem causar.

Robson Ferreira
Referência:
CONSTANTIN Film. Direção: Dennis Gansel. Intérpretes: Jurgen Vogel;Frederick Lau; Jennifer Ulrich; Max Riemelt; Cristiane Paul e outros. Alemanha: Constantin Film, 2009. 1 DVD (106 min).


0 comentários:

Postar um comentário